domingo, 17 de outubro de 2010

Ética e o uso da Informação

Escrito por: Thiago Gomes Conti
Nos dias atuais, o mercado das empresas e organizações esta em crescimento continuo, e para que uma empresa ou organização consiga uma grande credibilidade neste mercado não basta ter produtos e serviços com qualidade. Embora estes dois fatores sejam essenciais para que uma organização seja bem sucedida no mercado. Cada vez mais é vista como um dos itens mais importantes dentro de uma organização a ética, que define valores morais da sociedade e da organização. Contudo é um valor que deve ser praticado e trabalhado em nosso tempo, assim melhorando o modelo de vida em que vivemos.

De uma forma mais clássica, a ética pode ser definida como o campo do conhecimento que não e abrangido nos campos da física, estética, logica entre outros e sim voltado aos campos da sociedade ou indiretamente ligado a maneira de viver. Como no grego Ethos, a etica tende a estudar melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade.


Em algumas organizações existem o código de ética, onde por sua vez existem leis que regem estes códigos, porem o que devemos ter em mente é que para praticar a ética não é preciso de um código escrito e sim partir de um bom senso de si próprio, trabalhando para viver melhor e adequadamente respeitando ao próximo e a todos.

Ética e informação, são duas palavras que costumam estar ligadas em um ambiente empresarial e organizacional, quem nunca ouviu dizeres de que informações sigilosas foram divulgadas de uma forma inadequada? Sendo assim a trapaças e ganancia por parte dos divulgadores das informações, ultrapassando assim o limite da ética profissional, porem não tão a ética escrita ou como dizem o código de ética e sim a que mora em cada um de nos, que pode ser corrompida por valores gananciosos.

Enfim, pratiquemos a etica assim como outros valores primordias para que possamos viver melhor, respeitando os valores de cada um e fazendo uma melhor maneira de viver.